OBFEP-RJ e OBF-RJ NA UERJ

Somos professores/pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Física, trabalhando com ensino, pesquisa e extensão.
Nosso trabalho com a OBFEP-RJ e a OBF-RJ tem o objetivo de divulgar a Física para a rede de ensino médio, pública e particular, do Estado do Rio de Janeiro, na promoção da Olímpíada Brasileira de Física.
É um meio de incentivar os alunos do ensino médio a perceber que a Física não é um conteúdo isolado, mas tem profundo significado com o nosso cotidiano. Além do mais procura-se incentivar os estudantes a seguir carreiras científico-tecnológicas, na busca de seus saberes.
A OBFEP-RJ e a OBF-RJ incentivam e preparam os alunos da rede pública e particular de ensino médio e fundamental a participar das Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), que serve de balizamento para comparação do ensino de Física em nosso país com o ensino de Física em outros países.

Objetivos da OBFEP:

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução, com os seguintes objetivos:
a - despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências;
b - aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas;
c - identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
d - incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional;
e - promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento;
f - contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
g - proporcionar desafios aos estudantes.


Objetivos da OBF:

a - despertar e estimular o interesse pela Física;
b - proporcionar desafios aos estudantes;
c - aproximar a universidade do ensino médio;
d - identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.


Realização

Apoio